A família Desmond é infinitamente enigmática em Spy x Family, com seu patriarca, Donovan Desmond, pairando sobre a série como seu principal vilão.

Muito pouco se sabe sobre ele nos seus dias atuais, além de sua posição como presidente do Partido da Unidade Nacional e quão crucial é para Loid Forger se reunir com ele e potencialmente negociar a paz.

O eu adulto de Donovan em Spy x Family é apresentado como um político infame e desconfiado, rude a ponto de ser direto mesmo nas tentativas de interação cordial.

No entanto, através do flashback de Henry Henderson sobre o início de sua carreira docente no Éden, a infância de Donovan é mostrada como surpreendentemente inocente, mesmo que sua personalidade cansada seja um tanto chocante no início.

No capítulo 99 de Spy x Family, enquanto a psique de Henry desmorona com Martha indo para o serviço como lutadora de Ostania, Donovan Desmond é mostrado como um charmoso, porém cínico, grande realizador na Eden Academy.

Os primeiros sinais de sua natureza desconfiada aparecem na forma como ele lida com os debates escolares, alegando que a humanidade nunca estará livre da guerra, citando a história e a natureza humana generalizada da desonestidade.

O tempo todo, Henry ouve os argumentos de Donovan, mal ouvindo, em vez disso desesperado por outra carta para confirmar que Martha ainda está viva em Spy x Family.

Embora direto, Donovan Desmond é aparentemente uma criança comum e precoce que luta com as duras realidades da guerra como só uma criança observando de fora poderia fazer.