The Flash levou os fãs de filmes da DC de volta no tempo para o momento sombrio de Homem de Aço de Zack Snyder, onde invasores kryptonianos liderados pelo General Zod (Michael Shannon) vêm à Terra em busca de um deles. No entanto, quando Barry Allen (Ezra Miller) percebe que criou uma nova linha do tempo (“Flashpoint”) que não tem Superman para derrotar Zod, isso desperta uma memória da atual Batalha de Metrópolis que aborda uma das maiores críticas ao filme de Snyder.
(AVISO: Spoilers do Flash a seguir!)
A chegada do General Zod à Terra na linha do tempo Flashpoint acontece da mesma maneira: com Zod assumindo as ondas de rádio e as telas de televisão do planeta Terra e exigindo que a humanidade desista do refúgio kryptoniano escondido em seu meio. O elfo variante mais jovem de Barry está compreensivelmente assustado, e o Barry mais velho o deixa saber por que ele definitivamente deveria estar apavorado…
Como o Flash aborda a grande controvérsia de Homem de Aço
Acontece que a Batalha de Metrópolis aconteceu logo depois que Barry conseguiu seus poderes. Ele ainda não havia dominado a Speed Force ou mesmo construído um traje adequado, mas ele correu para a briga de qualquer maneira. O World Engine de Zod e sua broca de gravidade estavam destruindo Metropolis e matando centenas de cidadãos quando Barry chegou ao local. Pai e filho foram pegos pela força da gravidade, mas Barry só conseguiu salvar o filho, pois o pai foi esmagado pelo impacto. Foi um grande trauma para Barry, pois ecoou sua própria incapacidade de salvar seus próprios pais e alimentou algumas das primeiras brasas do perigoso desejo de Barry de usar seus poderes para consertar as coisas além de seu controle.
Quando Homem de Aço foi lançado, a Batalha de Metropolis foi a maior e mais divisiva parte do filme, de longe. Alguns fãs de DC e / ou Superman ainda estão chateados com Snyder por retratar um ataque no estilo 11 de setembro em Metropolis sem um herói (ou seja, Superman) tentando salvar vidas inocentes. A reação foi tão grande que Snyder a pegou e a transformou no conflito narrativo de Batman V Superman, já que o conflito de Bruce Wayne/Batman com Superman nasceu de sua incapacidade de intervir e salvar pessoas quando Superman e Zod estavam brigando.
Agora, o Flash adicionou a noção de que Barry Allen/Flash também tentou salvar o povo de Metrópolis, mas também estava fora de seu alcance para fazê-lo. Tudo o que precisamos agora é descobrir o que manteve Diana/Mulher Maravilha fora do campo de batalha – ou por que Arthur Curry/Aquaman e Atlântida não tinham nada a dizer sobre a Máquina Mundial de Zod quase fervendo no Oceano Índico.
O Flash já está nos cinemas.