O remake de Silent Hill 2 finalmente anunciou sua data de lançamento para 2024. Sendo uma releitura total de um dos jogos mais populares e bem recebidos de todos os tempos, todos os olhos estão voltados para Silent Hill 2 desde seu anúncio, quase dois anos atrás. Em desenvolvimento pela Bloober Team, o remake de Silent Hill 2 promete uma reformulação completa dos visuais angustiantes e da história assustadora do original, trazendo o inovador jogo de terror psicológico para uma nova geração.
O remake de Silent Hill 2 recebeu um trailer completo da história (visto abaixo) junto com uma data de lançamento durante a transmissão ao vivo do PlayStation State of Play em 30 de maio de 2024. Depois de uma espera de dois anos, o remake finalmente será lançado ainda este ano, e os jogadores terão uma ideia muito melhor do que esperar quando ele finalmente for lançado. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o remake de Silent Hill 2, data de lançamento, plataformas e diferenças em relação ao original.
Silent Hill 2 Remake: data de lançamento e plataformas
Quando o Silent Hill 2 Remake será lançado?
O remake de Silent Hill 2 será lançado em 8 de outubro de 2024 – quase dois anos depois de seu anúncio inicial, e bem a tempo para o Halloween. Apenas duas semanas antes de seu lançamento em 25 de setembro, o Silent Hill original celebrará seu 23º aniversário.
O remake de Silent Hill 2 está atualmente planejado para PS5 e PC, embora isso não signifique que lançamentos para outras plataformas sejam impossíveis. O Silent Hill 2 original era exclusivo do PS2 no lançamento, mas foi portado para o Xbox dois meses depois. Um lançamento para PC ocorreu no ano seguinte. Com a Sony agora adotando estratégias de lançamento multiplataforma, um lançamento do remake de Silent Hill 2 para Xbox não está fora de questão. Mas por enquanto, o jogo continua exclusivo para PS5 e PC.
Silent Hill 2 Remake: detalhes do jogo
O Silent Hill 2 Remake baseia-se na jogabilidade original do Survival Horror
Muito parecido com o original, o remake de Silent Hill 2 seguirá o protagonista James Sunderland enquanto ele explora a cidade nebulosa e assombrada em busca de respostas sobre uma carta misteriosa de sua falecida esposa. À medida que James se aprofunda nas ruas abandonadas, ele descobre segredos desconfortáveis sobre si mesmo – e sobre a cidade de Silent Hill – que apenas alimentam ainda mais sua loucura.
Silent Hill 2 apresenta uma jogabilidade clássica de terror de sobrevivência: o gerenciamento limitado de recursos é uma de suas principais mecânicas. Os jogadores devem fazer com que cada bala conte enquanto se defendem dos monstros que se escondem na neblina. O progresso de uma parte da cidade para outra geralmente é bloqueado por quebra-cabeças, exigindo que os jogadores interpretem pistas enigmáticas e coletem os itens certos para abrir portas e contornar bloqueios de estradas. Estes esforços são muitas vezes frustrados pela natureza distorcida da realidade da cidade; novos atalhos aparecem e os antigos são eliminados conforme a história avança.
O Silent Hill 2 original permitia aos jogadores ajustar a dificuldade do quebra-cabeça do jogo, o que efetivamente alterava a quantidade de informações fornecidas pelas pistas do quebra-cabeça. Não se sabe se esse recurso ocorrerá novamente no remake.
Mas Silent Hill 2 também é um jogo de tiro em terceira pessoa, e seu remake não será diferente nesse aspecto. James tem acesso a um pequeno mas poderoso arsenal de armas, que vai desde tábuas de madeira a revólveres e motosserras. É claro que a munição é escassa e o jogo original usa um sistema estranho de mira e tiro que pode complicar até os combates mais simples.
Silent Hill 2 também tem uma história altamente variável e existem diferentes possibilidades para os jogadores descobrirem em corridas repetidas. Por exemplo, certas armas só podem ser desbloqueadas depois de vencer o jogo pelo menos uma vez. Existem também vários finais, que podem mudar com base nas menores escolhas de jogo, como quanto tempo o jogador passa em um determinado corredor, se ele revisita certas seções do mapa após eventos cruciais da trama, etc. Silent Hil 2 pode ser curto, mas essas escolhas conferem valor de repetição; é uma experiência diferente a cada vez.
Silent Hill 2 Remake traz muitas mudanças ao original
Novas Perspectivas, Combate Renovado, Diferentes Modelos de Personagens
Mas como será lançado mais de 20 anos depois, o remake de Silent Hill 2 inevitavelmente se afastará de seu material original de várias maneiras. Essas mudanças nem sempre foram bem recebidas, mas é importante notar que nenhuma delas parece impactar significativamente os dois elementos centrais do jogo: sua história e atmosfera.
Em primeiro lugar, já se sabe que o remake de Silent Hill 2 usará uma perspectiva móvel, de terceira pessoa, por cima do ombro, que difere das câmeras cinematográficas fixas do original. Este é o padrão em lançamentos de terror recentes – é a mesma estratégia que os remakes de Resident Evil usaram. O resultado é uma mistura: embora combine com as tendências e expectativas modernas da jogabilidade AAA e coloque mais controle nas mãos do jogador, também pode diminuir a tensão do jogo. Com uma câmera fixa, o jogador nunca sabe o que está por vir até que os desenvolvedores queiram. É mais difícil orquestrar grandes sustos quando o jogador pode espiar.
Silent Hill 2 também passou por uma revisão gráfica completa para o remake, com personagens e ambientes agora renderizados em full HD. Nada mudou na estética geral, já que os personagens ainda parecem reais, os edifícios ainda são sombrios e os monstros ainda são surreais e aterrorizantes. No entanto, muitos personagens humanos parecem marcadamente diferentes. Angela de Silent Hill 2 finalmente parece ter sua idade, e Maria trocou seu cardigã curto e saia rosa com estampa de leopardo por um visual mais casual de negócios. Esses personagens certamente parecem mais realistas do que nunca em HD, mas seus redesenhos geraram alguma controvérsia, com os jogadores preocupados que possam entrar em conflito com suas personalidades e papéis na história.
O remake de Silent Hill 2 também faz mudanças radicais no combate do jogo original. A mira é mais rápida, o tiro é mais rápido e as Bubble Nurses são mais complicadas. Isso causou polêmica com o lançamento do “Combat Reveal Trailer” do jogo em fevereiro, com muitos jogadores alegando que o remake não parecia entender o que as pessoas amam em Silent Hill. Ainda assim, os desenvolvedores da Bloober Team garantiram aos fãs que concordavam com a controvérsia de Silent Hill 2 e não estavam tentando transformá-lo em um FPS.
Essas são todas as informações sobre o remake de Silent Hill 2 que apareceram nos trailers até agora, mas é provável que mais informações sejam reveladas próximo ao lançamento. Por enquanto, os jogadores terão que esperar até 8 de outubro para vagar pela neblina e recomeçar suas jornadas em Silent Hill 2.