O hiato de três semanas de One Piece é o mais recente de uma série de interrupções no mangá. Veja como isso pode ser bom para Oda e a Saga Final.
Eiichiro Oda anunciou recentemente um hiato de três semanas para o mangá One Piece, que está prestes a concluir o segmento de abertura de sua Saga Final com o Arco Egghead. Quebras como essa não são um fenômeno novo, embora sua frequência tenha aumentado gradualmente nos últimos tempos. Esta notícia também surge após a morte de um verdadeiro titã do mangá, Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball e um dos heróis de infância de Oda. É lógico que Oda ainda deve estar se recuperando dessa tragédia, e ele até fez referência ao impacto dela sobre ele em sua mensagem.
Alguns fãs podem ter problemas com esses atrasos, especialmente no meio de um conflito tenso cuja resolução deverá abalar profundamente o mundo de One Piece. Oda é autor de One Piece há quase três décadas, e sua carga de trabalho só aumenta com novas adaptações da franquia. Olhando para estas preocupações, aliadas à pressão de dar à série a despedida que merece, há bons motivos para abraçar mais pausas, em prol do bem-estar de Oda e da qualidade da Saga Final.
Mensagem de Oda sobre o hiato
Numa carta manuscrita, Eiichiro Oda explicou a sua escolha de fazer uma pausa, citando notícias recentes sobre o falecimento do seu ídolo Akira Toriyama, aos 68 anos. para tranquilizar os fãs dizendo que embora não estivesse enfrentando nenhuma doença, o intervalo lhe permitiria tirar uma folga para “automanutenção“.
Citando sua agenda lotada, Oda também acrescentou que queria usar esse tempo para pensar mais profundamente sobre o tesouro de One Piece. Além disso, ele fez alguns anúncios promocionais. Isso variou desde uma declaração sobre como os fãs poderiam revisitar as histórias de fundo dos personagens do Arco Egghead por um tempo limitado no volume anterior, até seu pedido para que os fãs verificassem a adaptação para Netflix de seu mangá one-shot intitulado Monsters: 103 Mercies Dragon. Damnation, bem como as transmissões gratuitas contínuas do anime One Piece no YouTube.
A intensa agenda de trabalho de um artista de mangá
Considerando que One Piece está em serialização há quase 27 anos, é seguro dizer que Eiichiro Oda deve estar começando a sentir a idade o alcançando, tendo lidado com a pressão de ser um artista de mangá durante a maior parte de sua vida até agora. . Oda tem cerca de 49 anos no momento e há temores sobre sua saúde devido ao fato de ele raramente fazer pausas para a maior parte da publicação de One Piece.
Dado que não é incomum que os artistas de manga trabalhem mais de 14-15 horas por dia e passem noites sem dormir para cumprir os prazos rigorosos estabelecidos pelas editoras, esta disparidade começa a fazer mais sentido. Artistas incrivelmente célebres como Ozamu Tezuka e Kentaro Miura faleceram muito antes da esperança média de vida para a sua profissão, o que fala muito das duras condições de trabalho que suportaram no serviço do seu ofício. Até mesmo Akira Toriyama tinha apenas 68 anos na época de sua morte, o que ainda está 16 anos abaixo da expectativa de vida de um homem japonês. Todos esses fatores tornam ainda mais razoável a noção de Oda se preocupar com sua saúde, principalmente com os novos projetos que está supervisionando.
Planejando a saga final
Outra coisa que Oda mencionou na carta é sua agenda lotada, que continuará a ficar mais lotada a cada ano com o influxo de muitos novos projetos de One Piece. O recente sucesso da adaptação live-action de One Piece da Netflix deu sinal verde para temporadas adicionais, e não há dúvida de que Oda estará tão envolvido quanto na primeira temporada. Sua supervisão atenta do roteiro e da produção da 1ª temporada foi, sem dúvida, crucial para a recepção positiva que recebeu, e é difícil imaginá-lo se afastando tão cedo.
A seguir, a próxima adaptação de anime do WIT Studio intitulada The One Piece, é outro projeto no qual Oda provavelmente participará. Com esses novos empreendimentos, há o risco de que ele se espalhe muito, especialmente com o mangá em tal nível. Juntura crítica. Desde que a Saga Final de One Piece começou oficialmente em 2022, há muita expectativa sobre como ela irá amarrar todas as pontas soltas restantes que foram espalhadas pelos mais de 1100 capítulos da série.
Obviamente, não resta muito espaço para improvisar com a história se aproximando do seu clímax nos próximos arcos da história. Olhando para o enorme elenco de personagens, as tão esperadas novidades e as batalhas devastadoras que precisarão ser incluídas na Saga Final, a ideia de Oda fazer mais pausas parece ser a única maneira de a série prosseguir em um ritmo razoável, sem sacrificar os elevados padrões que o seu criador estabeleceu para si mesmo.
Como mais pausas ajudarão no final de One Piece?
Sendo o mangá de maior sucesso comercial da história, o final de One Piece é altamente esperado há anos e certamente será um evento global em uma escala nunca vista antes nas indústrias de anime e mangá. A pressão de atender a tais expectativas e ao mesmo tempo cumprir os prazos rigorosos da Shonen Jump não pode ser fácil para qualquer pessoa, e essas pausas podem ser ideais para Oda recarregar sua bateria criativa e definir seu plano para a Saga Final em cada estágio.
Para alguém que dedicou tanto de sua vida a One Piece, é justo que Eiichiro Oda possa encerrar a série em seus próprios termos, fazendo justiça aos seus talentos e às expectativas dos fãs. Mesmo que mais pausas signifiquem menos capítulos por ano, Oda terá mais tempo para concretizar sua visão da melhor maneira possível e também permitir que One Piece dure um pouco mais, e poucos fãs reclamariam disso.
One Piece está disponível para transmissão no Crunchyroll.