Assim como o original, a sequência de Tim Burton de Beetlejuice, mistura o elaborado cenário do diretor com vários locais do mundo real. O resultado é que, apesar da história fantástica, o filme sempre se firma na realidade, valendo-se de diversos marcos distintivos para valorizar a narrativa. Esses locais não apenas refletem o cenário rural americano da história, mas também expandem o escopo para incluir outros cenários regionais e internacionais.
Desde o sucesso do Beetlejuice original, em 1988, os planos para uma continuação vacilaram esporadicamente e lutaram para ganhar força. Uma sequência inicial ambientada no Havaí foi cancelada depois que Burton e a estrela Michael Keaton foram desviados para Batman Returns, enquanto outros projetos planejados falharam antes de começarem. 36 anos depois do original, Beetlejuice Beetlejuice agora promete retomar a história de Lydia Deetz (Winona Ryder), apresentando a filha da personagem, Astrid. Embora os detalhes da história sejam vagos, o trailer de Beetlejuice Beetlejuice confirmou que vários cenários do primeiro filme serão mantidos, informando os locais de filmagem do filme.
Leste de Corinto, Vermont
Fotos externas de Winter River
Assim como no filme Beetlejuice original, Beetlejuice Beetlejuice usa a pequena cidade de East Corinth, Vermont, como substituta da comunidade fictícia de Winter River. O trailer de Beetlejuice Beetlejuice abre com uma visão comovente da comunidade, enquanto as filmagens subsequentes mostram Jenna Ortega como Astrid Deetz passando por vários marcos importantes do filme – incluindo a Escola para Meninas da Srta. Shannon. A antiga loja maçônica de East Corinth serviu como gancho para a escola, enquanto outras áreas da cidade também foram redecoradas para combinar com a estética distinta de Beetlejuice Beetlejuice com o primeiro filme.
Embora muitas das fachadas das lojas de East Corinth tenham sido reaproveitadas para dar às cenas externas do filme um ar de autenticidade, talvez a mudança mais significativa na cidade tenha ocorrido quando a produção construiu propositadamente a casa dos Deetz. Embora as cenas internas tenham sido filmadas em outros lugares, a fachada gótica única da casa foi recriada em uma encosta com vista para a cidade. No entanto, de acordo com Bloody Disgusting, “A sequência encontra a casa envolta em cortinas pretas para uma sequência pós-funeral em que a própria casa está de luto”, o que significa que sua aparência é muito diferente. No entanto, o facto de Beetlejuice Beetlejuice ter regressado a East Corinth significa que ambos os projetos partilham uma ligação crucial.
Melrose, Massachusetts
Dada a ênfase da produção na reutilização de East Corinth, não é surpreendente que a cidade original de Beetlejuice apareça na maioria das cenas externas. No entanto, devido a circunstâncias imprevistas, Beetlejuice Beetlejuice também teve que usar a cidade de Melrose, Massachusetts, em algumas sequências. Conforme relatado pelo The Boston Globe, algumas das sequências noturnas de Halloween do filme foram filmadas em Melrose, afastando a ação de East Corinth. Isso apesar do fato de que os eventos principais do filme em si ainda devem ocorrer em Wind River.
A razão para a mudança de local é que a produção de Beetlejuice Beetlejuice foi interrompida inesperadamente devido à greve SAG-AFTRA. Enquanto Bloody Disgusting relata que “as filmagens foram concluídas em (East Corinth)” e o próprio Tim Burton disse ao The Independent: “Literalmente, foi um dia e meio (de filmagens)…Está 99% pronto” antes da produção alterada para Melrose, a cidade alternativa ainda aparecerá em algumas cenas. Embora não seja tão reconhecível quanto East Corinth, isso representa uma mudança em relação ao filme original.
Inglaterra
Embora os elementos mais distintivos de Beetlejuice Beetlejuice façam pleno uso de East Corinth e seus laços com o filme original, a grande maioria da ação do filme foi filmada na Inglaterra. Todas as cenas internas do estúdio aconteceram em Londres – uma mudança em relação ao original, que usava os Culver City Studios, na Califórnia. Mais uma vez, a decisão de basear a produção na Inglaterra surgiu em meio à incerteza sobre as diversas greves programadas para ocorrer em 2023.
Embora as locações em Londres tenham sido essenciais para o extenso trabalho de estúdio de Beetlejuice, Beetlejuice não foram os únicos cenários ingleses vistos no filme. Como o The Direct confirma, uma sequência de casamento ainda desconhecida para o filme foi filmada na cidade de Hithcin, em Hertfordshire, em um internato abandonado. Como resultado, parece provável que algumas das tomadas externas do filme misturem locações inglesas e americanas.
Fontes: Bloody Disgusting, The Independent, The Direct, Screenrant