Deku tornou-se um dos melhores heróis dos últimos tempos, embora não haja dúvidas de que é o personagem central de My Hero Academia, o epílogo da série admite que sempre houve outro protagonista: Katsuki Bakugo. O relacionamento de Deku e Bakugo evoluiu ao longo da série, e agora eles compartilham uma profunda conexão e rivalidade que os leva a se superarem, incentivados por All Might, a quem ambos veem como seu modelo.
Apesar disso os fãs sempre pensaram que comparado a outros deuteragonistas shōnen Bakugo não tem tanto foco na história e que inerentemente não pode ser protagonista já que o cerne da história de My Hero Academia é o conflito entre One For All e All For One e, portanto, Midoriya e Shigaraki, o que tornaria Tomura tanto o deuteragonista quanto o antagonista.
No entanto, o primeiro capítulo do epílogo de My Hero Academia finalmente admitiu que Bakugo não é apenas o rival, mas também o protagonista de My Hero Academia ao lado de Deku.
Deku e Bakugo são sucessores do All Might

O capítulo 424 de My Hero Academia mostrou Deku, Bakugo e All Might se recuperando dos ferimentos que receberam durante a guerra. All Might os elogiou e disse que Deku se tornou seu maior herói desde o momento em que correu para salvar Bakugo, mas agora ele é o maior herói para todos os outros. No entanto, Bakugo também é seu maior herói, pois foi ele quem o salvou de ser morto por All for One.
As palavras de All Might apontam o quão importante é o papel de Bakugo na história e também provam que Deku não é o único sucessor de All Might; Bakugo também.
A decisão de All Might de ser um símbolo de paz por si só mostrou-se errada, já que a estabilidade da sociedade dependia exclusivamente dele, e os vilões surgiram após sua aposentadoria. Porém, Deku e Bakugo provaram ser aqueles que conseguem carregar a tocha de All Might, já que não conseguem fazer isso sozinhos e ambos se complementam. All Might até admitiu que um tinha o que faltava ao outro: o único esforço de Deku era salvar os outros, enquanto o único esforço de Bakugo era vencer, então ele disse a eles que deveriam ter como objetivo ser heróis que pudessem salvar e vencer.
Deku estava sempre defendendo os outros, enquanto Bakugo apenas atacava. Mas seus papéis mudaram durante a Guerra Final, com Deku sempre na ofensiva desde que chegou na UA e até a luta final com All For One, e Bakugo tendo um papel defensivo e de apoio, defendendo UA de Shigaraki e salvando All Might. Ambos lutaram juntos para vencer e venceram para salvar; Bakugo iluminou o caminho para a vitória ao salvar o antigo Símbolo da Paz, e Deku restaurou a esperança para o futuro ao derrotar All For One no final, o que fez com que ambos carregassem o legado de All Might.
O papel do protagonista de Bakugo é demonstrado por ser um narrador da série
Tanto Deku quanto Bakugo são os possíveis narradores da série.

A história de My Hero Academia é contada em retrospectiva por se tratar de uma narração de fatos que já aconteceram. Os fãs sempre pensaram que era narrado apenas por um Deku mais velho, relembrando suas origens. Porém, o capítulo 348 do mangá mostra que há outro narrador na história, que teoricamente seria Bakugo, pois fala sobre Deku na terceira pessoa e também se refere a ele como um “maldito nerd”.
Como Bakugo agora está estabelecido como protagonista, a mudança no narrador naquele momento poderia ser para mostrar seu papel crescente na guerra. A revelação do narrador é um dos maiores mistérios que My Hero Academia precisa resolver antes de terminar, mas independente se for Deku ou Bakugo, isso mostra como ambos são os protagonistas, e os fãs desejam vê-los mostrar como ambos cresceram e se tornaram os melhores heróis em My Hero Academia.
Comment