Em Demon Slayer, Muzan Kibutsuji é o progenitor de todos os demônios. Muzan é inteligente e astuto e durante séculos trabalhou nas sombras, evitando a luz do sol, que é sua única fraqueza. Ele tem muitas habilidades especiais. Um de seus poderes é que ele pode manipular todas as propriedades de seu corpo à vontade, incluindo sangue, células, carne e órgãos, para que possa mudar seu rosto e aparência para se parecer com pessoas diferentes. Muzan usa essa habilidade para se adaptar e disfarçar seu eu demoníaco, tanto que passa despercebido entre as pessoas comuns.
Muzan procurou freneticamente pelo lírio-aranha azul, a chave para resistir à luz do sol, e também por um demônio capaz de conquistar o sol por mais de 1.000 anos, durante os quais manteve um disfarce para se misturar à sociedade de Tóquio e buscar informações.
Os traços narcisistas de Muzan permitem que ele esconda seu desdém pelos humanos e os manipule facilmente, desempenhando vários papéis em momentos diferentes, até mesmo se tornando uma criança, uma mulher ou tendo sua própria família. Estas são capas humanas incomuns para um demônio implacável, o que faz os fãs se perguntarem a razão por trás de suas inúmeras aparições.
As razões por trás de cada forma humana de Muzan Kibutsuji
O fanbook oficial do Demon Slayer explica o motivo por trás dos disfarces de Muzan.
Quando Muzan foi apresentado pela primeira vez na primeira temporada de Demon Slayer, episódio 7, ele tinha uma família humana, e sua falsa esposa Rei se referia a ele como Tsukihiko. Eles também estavam vestidos com roupas caras de estilo ocidental e mostravam-se bem de vida andando de carro, algo reservado apenas para pessoas ricas durante a era Taisho. O Fanbook Oficial de Demon Slayer explica as formas humanas de Muzan, afirmando que ele mata indivíduos ricos, para que possa aproveitar suas aparências para acumular fundos e ganhar influência para coletar informações facilmente.
Isso o ajuda a disfarçar sua forma demoníaca, bem como a chegar a lugares rapidamente, e também prova que não era sua família biológica; ele apenas se faz passar pelo marido de Rei para arrecadar dinheiro. Além disso, no episódio 26, Muzan se transforma em uma mulher vestida de gueixa. Com sua imitação habilidosa, esta forma permite a Muzan encantar os homens e manipulá-los para que procurem o Lírio Aranha Azul durante o dia, ao mesmo tempo que coleta informações em circunstâncias inacessíveis em sua forma masculina.
Na 3ª temporada de Demon Slayer, episódio 11, ele tinha a aparência de uma criança chamada Toshikuni. Nessa forma, ele é mostrado em uma biblioteca e fica implícito que ele está lendo obsessivamente. Isso permite que Muzan pesquise na literatura humana pistas sobre o lírio-aranha azul, ao mesmo tempo que estabelece um local para a criação de um elixir para resistir à luz solar. O fato de Muzan se esforçar tanto para se passar por humanos diferentes, criaturas que ele vê como inferiores, mostra como ele está disposto a fazer qualquer coisa para cumprir seu objetivo de se tornar um ser perfeito.
O que aconteceu com as famílias de Muzan
Muzan se livra de suas famílias quando elas não servem mais ao seu propósito.
No final da temporada do Arco Swordsmith Village do Demon Slayer, Muzan mata brutalmente duas mulheres, a possível mãe da criança que ele estava personificando e uma ajudante que estava pedindo vigorosamente a ajuda de seu empregador, o que indica que havia mais pessoas na casa no momento. Dada a natureza desprezível de Muzan, é provável que ele tenha matado todos os membros da família para não deixar rastros. Este é certamente o resultado para todos os humanos que interagem com Muzan. O Fanbook do Demon Slayer também afirma que a língua perversa de Muzan levou cinco de suas esposas à morte.
Desde que Nezuko se tornou o demônio que conquistou o sol que Muzan esperava, ele não precisa mais fingir ser humano. Apesar de ter vivido como múltiplos humanos durante um milênio, sempre lhe faltou sensibilidade e não teve empatia pelos outros, como comprovado pelo passado humano de Muzan, onde matou seu médico e disse que tinha o desejo de destruir todos os seres vivos. A razão por trás de suas diferentes formas humanas mostra aos fãs como, apesar de sua aparência externa, Muzan Kibutsuji é apenas um vilão verdadeiramente irremediável que só usa os outros para realizar seus próprios desejos.