Mesmo que você possa transferir grande parte do que está armazenado no iPhone para o iCloud e outros serviços como o Google Fotos, ainda há muitas coisas que precisam ser mantidas no seu iPhone, como os aplicativos que você usa todos os dias. Por isso, neste artigo, vamos te ensinar como limpar o cache do iPhone.
A Apple projetou o iOS para fazer o melhor possível no gerenciamento do espaço do iPhone nos bastidores para garantir que você sempre tenha espaço para tirar selfies, baixar músicas e usar o dispositivo normalmente. Mas ficar sem espaço ainda é possível, especialmente se você optou por um iPhone com apenas 64 GB ou 128 GB de armazenamento (ou simplesmente prefere manter tudo no seu dispositivo em vez de usar o armazenamento em nuvem).
Quando isso acontecer, você poderá começar a ver avisos e erros incentivando você a liberar mais espaço. Seu dispositivo também pode ficar significativamente lento à medida que o iOS embaralha as coisas para tentar trabalhar dentro do espaço limitado disponível.
Quando isso acontece, há várias coisas que você pode fazer para liberar espaço no seu iPhone, mas uma das maneiras mais rápidas de recuperar o armazenamento é limpar os dados temporários em cache armazenados dos aplicativos, incluindo navegadores como Safari e Chrome.
O que é cache do aplicativo no iPhone?
Durante o curso normal de operação, o iPhone armazena uma grande quantidade de dados temporários. Muitos desses dados são mantidos no seu dispositivo para acelerar as coisas e reduzir a quantidade de dados que precisam ser baixados repetidamente pela conexão de dados celular ou Wi-Fi. Esses dados são chamados de dados “armazenados em cache”, pois são informações de outro lugar que foram copiadas para uma área do seu dispositivo onde podem ser reutilizadas para acesso mais rápido.
O tipo mais comum de dados armazenados em cache reside no seu navegador da web. Como frequentemente revisitamos dezenas dos mesmos sites todos os dias, navegadores como Safari e Chrome armazenam cópias locais de páginas da web e seus elementos estáticos, como logotipos e gráficos, para que não precisem baixá-los novamente sempre que você voltar ao mesmo site. Essa não é a única forma como os caches são usados; muitos terceiros também armazenam em cache outros tipos de dados localmente por motivos semelhantes.
Por exemplo, o Facebook e o Instagram armazenarão em cache as postagens de mídia social que você visualizou recentemente, e o Google Docs mantém um cache de tudo o que você trabalhou recentemente – mesmo que os documentos reais sejam salvos na nuvem.
Cada aplicativo faz o possível para gerenciar a quantidade de dados armazenados em cache, mas, mesmo assim, alguns deles podem crescer bastante com o tempo. Os aplicativos integrados da Apple geralmente são melhores nisso – eles começarão a descartar dados desnecessários quando o espaço do seu iPhone ficar criticamente baixo – mas navegadores de terceiros como o Chrome não são tão diligentes, nem outros aplicativos que possuem seus próprios caches no lugar.
Como limpar o cache do iPhone: aplicativo Safari
A maioria dos proprietários de iPhone usa o Safari como navegador principal, tornando este o local onde a maioria dos dados em cache são armazenados. Mesmo que o seu navegador preferido seja Chrome, Firefox, Edge ou qualquer outro, ainda é uma boa ideia verificar as instruções abaixo, pois muitos aplicativos de terceiros ainda usam o mecanismo Safari subjacente ao abrir sites.
- Passo 1: Abra o aplicativo Ajustes no iPhone;
- Passo 2: Role para baixo e selecione Safari;
- Etapa 3: Escolha Avançado na parte inferior da próxima tela;
- Etapa 4: selecione dados do site.
Isso mostrará uma lista de todos os sites que armazenam informações em cache, cookies e outros dados no Safari do seu iPhone, classificados em ordem decrescente pela quantidade de espaço que cada um ocupa. O número na parte superior mostra a quantidade total de espaço ocupado por todos os sites em cache.
- Etapa 5: selecione Remover todos os dados do site e confirme selecionando Remover agora no pop-up que aparece.
Observe que isso removerá todos os dados e cookies armazenados em cache de todos os sites. Isso inclui todos os sites onde você salvou seu status de login, portanto, você precisará fazer login neles novamente na próxima vez que visitá-los.
- Etapa 6: em vez de remover tudo, você também pode optar por remover os dados apenas de sites específicos. Para fazer isso, deslize da direita para a esquerda em um site que deseja remover até que o botão Excluir apareça e toque nesse botão ou continue deslizando para excluir os dados do site selecionado;
- Etapa 7: você deve ter notado a opção Limpar histórico e dados do site nas configurações do Safari. Esta opção também pode ser usada para remover todos os dados do site; no entanto, é uma abordagem mais drástica, pois também removerá o histórico de navegação do seu iPhone e de todos os outros dispositivos conectados usando a mesma conta iCloud – como seu Mac ou iPad. Como o histórico de navegação não ocupa muito espaço, não há razão para fazer isso por questões de desempenho; é mais um recurso de privacidade.
Como limpar o cache do aplicativo Chrome
Como a maioria dos aplicativos de terceiros, a limpeza do cache no Chrome é realizada por meio das configurações do aplicativo.
- Passo 1: Abra o Chrome no iPhone;
- Passo 2: Selecione o ícone de três pontos localizado no canto inferior direito;
- Etapa 3: selecione Limpar dados de navegação;
- Passo 4: Escolha Intervalo de tempo se preferir limpar apenas os dados de navegação recentes ou deixe definido como Todo o tempo para limpar tudo;
- Etapa 5: desmarque todos os itens que você não deseja limpar. Por exemplo, se você está simplesmente tentando liberar espaço, provavelmente não precisará remover o histórico de navegação, as senhas salvas ou os dados de preenchimento automático;
- Etapa 6: selecione Limpar dados de navegação novamente localizado na parte inferior e selecione-o novamente no pop-up para confirmar.
Como limpar o cache do aplicativo Microsoft Edge
Se o Microsoft Edge for seu navegador preferido, você poderá limpar o cache da mesma maneira que no Chrome.
- Passo 1: Abra o Edge no seu iPhone;
- Passo 2: Selecione o ícone de três pontos localizado na parte inferior central;
- Etapa 3: selecione Configurações;
- Etapa 4: escolha Privacidade e segurança;
- Etapa 5: selecione Limpar dados de navegação;
- Etapa 6: escolha Intervalo de tempo para selecionar quantos dados de navegação você deseja limpar. O padrão é apenas a última hora, mas você provavelmente desejará defini-lo como Todo o tempo para liberar o máximo de armazenamento possível;
- Etapa 7: marque ou desmarque os itens que deseja limpar;
- Etapa 8: Escolha Limpar agora na parte inferior da tela e selecione-o novamente no pop-up para confirmar.
Como limpar o cache do iPhone: aplicativo Firefox
As etapas para limpar o cache do Firefox no iPhone são um pouco diferentes, mas no final das contas resultarão na mesma coisa.
- Passo 1: Abra o Firefox no iPhone;
- Passo 2: Selecione o botão do menu de três linhas no canto inferior direito;
- Etapa 3: Escolha Configurações no menu pop-up;
- Passo 4: Role para baixo e selecione Gerenciamento de dados;
- Etapa 5: certifique-se de que as opções estejam ativadas ao lado das categorias de dados que você deseja limpar;
- Etapa 6: Escolha Limpar dados privados e selecione OK para confirmar.
Como descarregar aplicativos no seu iPhone
Embora não sejam “dados armazenados em cache” no sentido mais estrito do termo, os aplicativos instalados no seu iPhone que você não usa regularmente ocupam espaço da mesma maneira. Cada aplicativo é uma cópia de algo que está disponível em outro lugar – neste caso, na App Store – o que significa que não há necessidade de mantê-lo no seu iPhone se você raramente o abre. Por exemplo, você só pode usar aplicativos para compras sazonais e férias uma ou duas vezes por ano, mas eles ocuparão espaço no seu dispositivo o ano todo.
Claro, se você não usa um aplicativo, você pode simplesmente excluí-lo, mas a desvantagem é que todos os dados do aplicativo são removidos do seu dispositivo. Felizmente, a Apple oferece uma maneira de “descarregar” seus aplicativos para liberar espaço sem afetar nenhum de seus dados ou até mesmo retirá-los de seu lugar na tela inicial. Isso é especialmente útil para jogos, que geralmente são aplicativos grandes com quantidades relativamente pequenas de dados armazenados; descarregá-los libera muito espaço sem afetar seu progresso no jogo.
- Passo 1: Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone;
- Etapa 2: selecione Geral;
- Etapa 3: Selecione Armazenamento do iPhone.
Uma lista com todos os aplicativos instalados no seu dispositivo aparecerá, com o armazenamento total ocupado por cada um. Isso inclui o próprio aplicativo, bem como todos os dados armazenados nele.
- Passo 4: Selecione um aplicativo da lista que você gostaria de descarregar. Isso mostrará uma visão detalhada de quanto armazenamento está sendo usado pelo próprio aplicativo (Tamanho do aplicativo) e quanto está sendo usado pelos dados armazenados por ele (Documentos e dados).
Observe que apenas o armazenamento listado ao lado de Tamanho do aplicativo será liberado ao descarregar um aplicativo.
- Etapa 5: selecione Offload App e confirme escolhendo Offload App novamente quando o pop-up aparecer. Alternativamente, você pode escolher Excluir aplicativo se quiser remover completamente o aplicativo e todos os seus dados do seu iPhone. Observe que alguns aplicativos integrados da Apple, como Fotos e Mensagens, não podem ser descarregados ou excluídos.
- Etapa 6: você também pode configurar seu iPhone para descarregar aplicativos automaticamente caso não os use há algum tempo. Você pode receber uma recomendação para ativar isso ao acessar Ajustes> Geral> Armazenamento do iPhone, que também mostrará quanto espaço você economizará ao fazer isso. Você pode encontrar a configuração na App Store no aplicativo Configurações do iPhone.
- Etapa 7: Algumas palavras de cautela sobre o descarregamento de aplicativos: Em primeiro lugar, quando você quiser usar o aplicativo novamente, ele será baixado automaticamente da App Store. Isso significa que você precisa ter uma conexão de dados, que precisará de dados de celular se você não estiver em uma rede Wi-Fi. Você pode querer pensar duas vezes antes de descarregar aplicativos que você acha que pode precisar usar em caso de emergência.
Em segundo lugar, há uma pequena chance de o aplicativo ser removido da App Store e, nesse caso, você não conseguirá baixá-lo novamente. Isso é muito raro e geralmente só acontece quando a Apple repreende um aplicativo por violar as regras da App Store ou um desenvolvedor retira deliberadamente seu aplicativo da App Store. Esse segundo caso não é comum, mas acontece ocasionalmente.
Como limpar dados de aplicativos em iPhones
Embora seus navegadores sejam os locais mais comuns onde você encontrará dados em cache, eles não são os únicos. Como mencionamos anteriormente, muitos aplicativos individuais também mantêm seus próprios caches e, embora estes tendam a ser relativamente pequenos na maioria dos casos, há exceções. Aplicativos que armazenam caches grandes geralmente fornecem uma maneira de limpar esses dados, embora a forma de fazer isso varie de acordo com cada aplicativo.
Você pode ver uma lista de quanto armazenamento cada um de seus aplicativos está ocupando acessando o aplicativo Ajustes do iPhone e selecionando Geral > Armazenamento do iPhone. Se algo nessa lista parecer excessivo, pode valer a pena abrir o aplicativo e dar uma olhada dentro para ver onde você pode limpar o cache ou liberar espaço removendo o conteúdo baixado de aplicativos como Música, TV, Podcasts ou YouTube .
Para aplicativos baseados em nuvem como Google Drive, Google Fotos, Dropbox e Evernote, você pode remover totalmente o aplicativo do seu iPhone e reinstalá-lo do zero. Esses aplicativos armazenam todos os seus dados em seus respectivos serviços baseados em nuvem, então você não perderá nada ao excluí-los, exceto suas configurações pessoais – e, claro, quaisquer dados supérfluos em cache que eles estejam mantendo.
Infelizmente, liberar espaço em aplicativos de terceiros é um processo bastante manual. Por razões de segurança e privacidade, o iOS usa uma técnica chamada “sandboxing”, que impede que os aplicativos obtenham os dados uns dos outros. Isso significa que você não conseguirá encontrar nenhum aplicativo de “limpeza de sistema” para o iPhone (ou iPad) da mesma forma que para um Mac ou PC com Windows. Qualquer aplicativo de terceiros que afirme que pode limpar ou otimizar todo o seu iPhone é enganoso; a maioria dos aplicativos válidos para isso na App Store são projetados para fins específicos, como limpar fotos ou contatos duplicados ou livrar você de e-mails de spam. Embora já tenham servido a um propósito, na maioria das vezes são coisas que você mesmo pode fazer com os recursos integrados do iOS 16.
Comment