O Cemitério da Cidade Baixa de Baldur’s Gate 3 está repleto de segredos ocultos, incluindo itens valiosos, momentos de personagens e referências a jogos anteriores.
Baldur’s Gate 3 está repleto de locais escondidos que os jogadores podem perder enquanto exploram o vasto mundo do jogo. Um deles é o cemitério da cidade de Baldur’s Gate. Embora não seja obrigatório visitá-lo para nenhuma missão, este cemitério apresenta muitos segredos, incluindo itens valiosos e interações únicas com alguns dos companheiros de Baldur’s Gate 3.
Algumas das interações presentes no cemitério são mais óbvias, como encontrar uma criança experimentando necromancia ou visitar a lápide de Astarion caso ele esteja namorando. Porém, outros estão muito mais escondidos e só podem ser descobertos se todo o cemitério for explorado a fundo.
Os Quatro Mausoléus
Existem quatro mausoléus onde os jogadores podem entrar no Cemitério da Cidade Baixa. Cada um está bloqueado, mas pode ser desbloqueado com um teste de Prestidigitação CD 10. Os Mausoléus Hhune, Durinbold e Gorion são conectados por buracos na parede.
Mausoléu Durinbold
Abrir qualquer um dos caixões no Mausoléu Durinbold desencadeará uma batalha contra os fantasmas do Houndmaster Pol e dos cães da família. Dentro dos caixões estão várias poções e flechas úteis, mais notavelmente um Elixir da Força do Gigante das Nuvens.
Mausoléu de Gorion
O Mausoléu Gorion não tem muitos itens interessantes, mas é uma boa referência a Gorion, o pai adotivo de Baldur’s Gate e protagonista de Baldur’s Gate 2. Um único Elixir do Heroísmo pode ser obtido no sarcófago de Gorion.
Grande Mausoléu
O Grande Mausoléu, também conhecido como Mausoléu Antigo, está cheio de armadilhas que lançam Fome de Hadar no grupo, se acionadas. Atrás dessas armadilhas estão baús trancados cheios de ouro. Livros espalhados por este mausoléu contêm algumas informações surpreendentes sobre o misterioso Withers.
Mausoléu de Hhune
O Mausoléu Hhune está cheio de armadilhas de arame, então é recomendável trazer um Ladino para desarmá-las. Na base do sarcófago, dentro do mausoléu, há um azulejo destacado. Se 400 libras/180 kg de peso forem colocados no ladrilho, uma sala secreta será desbloqueada. Dentro da sala há dois baús contendo ingredientes de alquimia, poções e ouro.
Interações ocultas com membros do grupo
Astarion não é o único membro do grupo Baldur’s Gate 3 com conexão com o Cemitério da Cidade Baixa. Se Shadowheart e Karlach forem levados ao cemitério, eles poderão encontrar os túmulos de pessoas que conhecem.
Os pais de Karlach
Na fileira central do cemitério estão duas sepulturas lado a lado pertencentes aos pais de Karlach, Pluck e Caerlack Cliffgate. Se Karlach estiver no grupo, ela irá parar e falar com os túmulos em uma cena única. Ela diz a eles “Taters”, uma frase especial que significa “eu te amo” na família Cliffgate.
Mentor do Coração Sombrio
Shadowheart sentirá uma surpreendente sensação de tristeza perto do túmulo de Allister Marnley. Devido à intromissão de Shar em suas memórias, ela não consegue se lembrar de Marnley com clareza, mas acredita que ele foi um mentor para ela. Se o jogador colocar uma Orquídea Noturna, a flor favorita de Shadowheart, no túmulo, o clérigo agradecerá.
Os túmulos de Branwen e Eldoth
Uma lápide perto do Mausoléu Durinbold marca o local de descanso do “Poderoso Branwen” protegido pelo “Martelo Inimigo”. Este túmulo fácil de perder pertence a um companheiro do jogo Baldur’s Gate original. Branwen, um clérigo de Tempus, o Martelo Inimigo, foi transformado em pedra por um mago maligno e exibido como atração de carnaval. Se os jogadores a libertassem, ela se juntaria ao grupo como companheira.
Outro túmulo, este próximo ao Grande Mausoléu, pertence a Eldoth, um bardo que também poderia se juntar ao grupo em Baldur’s Gate. Eldoth era um sujeito desprezível e com pouca moral. Outra companheira, a filha do duque, Skie Silvershield, estava apaixonada por ele, mas ele a usava por dinheiro e não tinha sentimentos genuínos.
Desenterrando sepulturas em busca de tesouros
Algumas sepulturas podem ser desenterradas e conter tesouros ou interações únicas. Essas sepulturas são marcadas por uma pilha de terra com a qual pode interagir se o jogador tiver uma pá em seu inventário. No entanto, Mortarch Gracie Scyre, que protege o cemitério, pode impedir o jogador de desenterrá-los se não for morto ou nocauteado. O seguinte pode ser encontrado em sepulturas desenterradas:
- Um homem, Gothric Rillyn, que foi enterrado vivo por Minsc, o Senhor da Pedra, como punição. Ele dará ao jogador um Rapier+1 se for resgatado.
- Um kobold, Bugthimble, que está roubando o túmulo de um homem chamado Kurwin. Se morto, ele deixa cair o único Cauterizador da Cimitarra Kurwin, que causa dano de Fogo adicional e faz com que o alvo queime.
- O cadáver de uma mulher, Janina, com uma carta indicando que ela iria fugir da família com um homem bonito que conheceu em uma taberna. O homem que ela conheceu provavelmente era Astarion ou um de seus irmãos vampiros.
- O cadáver de Ellswort, um gnomo que explode se tocado. Notas encontradas na casa de Araj Oblodra indicam que Ellswort foi um dos experimentos do drow obcecado por sangue.
- Um homem, Felix, enterrado com seus cinco gatos.
Finalmente, os jogadores podem entrar no Necrotério e interagir com o seu guardião, Valmorba. Os jogadores que desejam fazer uma boa ação podem convencer Valmorba a fazer um caixão para o filho de dois pais enlutados fora do necrotério. Aqueles que querem apenas saques também podem invadir a Adega Mortuária para descobrir ingredientes de alquimia, tinturas de roupas e os pulmões preservados do necromante Mystic Carrion. Vários NPCs no cemitério também podem interagir, incluindo Strange Beggar Morbus, um dos experimentos de Carniça, e a vendedora de flores Maude, que vende flores que podem ser colocadas em túmulos.
Este local relativamente pequeno e afastado está repleto de coisas para explorar e descobrir. Cada tumba tem um nome e muitas sepulturas têm uma história. Os jogadores de Baldur’s Gate 3 definitivamente deveriam reservar um pouco mais de tempo para conferir o Cemitério da Cidade Baixa enquanto estiverem em Baldur’s Gate – especialmente com Karlach e Shadowheart a reboque para seu diálogo único. Talvez o Larian Studios tenha escondido ainda mais segredos no cemitério que os jogadores ainda não encontraram e que podem ser descobertos no futuro.
Comment